Atualização científica

Amoxacilina não Altera Evolução de Sinusite Aguda

Sexta-feira, 24 de Fevereiro de 2012

O objetivo principal do estudo foi avaliar se existia associação entre o uso de amoxacilina (1500mg/dia por 10 dias) e a resolução dos sintomas de sinusite aguda aos 3 dias de tratamento, quando comparado com placebo. 

O ensaio clínico incluiu 166 adultos, 85 dos quais receberam amoxacilina e 81, placebo. A avaliação dos sintomas no terceiro dia não mostrou diferença significativa entre os grupos.

Os autores concluiram que tratar sinusite aguda não complicada em adultos com amoxacilina não ofereceu benefícios em relação ao placebo.  

COMENTÁRIOS:

A importância do estudo reside no fato de que o uso indiscriminado de antibióticos tem provocado aumento na resistência bacteriana, lembrando que o tratamento da sinusite aguda é responsável, nos EUA, por 1 em cada 5 prescrições de antibióticos.

A eficácia do tratamento da sinusite com antibióticos vem sendo questionada há algum tempo, tanto que o guideline da CDC de 2002 já recomenda diagnosticar sinusite aguda por critérios clínicos* e receitar antibióticos somente em casos com sintomas severos, tendo em vista que a doença apresenta um elevado índice de resolução espontânea. 

O presente estudo reforça a recomendação de evitar tratamento rotineiro com antibióticos para adultos com sinusite não complicada. É importante salientar que pacientes com sintomas indicativos de complicações sérias foram excluídos desse estudo.  

* dor maxilar, facial ou dentária, secreção nasal purulenta, sintomas gripais por 7 dias ou mais que não estão melhorando ou piorando, ou sintomas gripais há menos de 7 dias que pioraram após melhora inicial.